Pular para o conteúdo principal

O que fiz até agora...

Bem, além das leituras, comecei a organizar algumas coisas que acho importante:

Tema de decoração da sala de aula: O mágico de Oz
Autor a ser estudado durante o ano, de acordo com o projeto Sarau Literário da escola: L. Frank Baum

Para cadernos e agenda dos estudantes:

Abertura de cadernos: prontas!



Etiquetas de caderno: prontas!
 


 

Etiqueta e mensagem de boas-vindas para a agenda: prontas!



Todas as imagens foram coletadas da internet.

Layout pronto para as listas para o caderno da professora:
De chamada para os primeiros dias
Para avaliar a leitura
Tarefas e trabalhos
Contribuição de APM/xerox/rifa
Mas só vou imprimir após digitar o nome dos estudantes...


O plano de trabalho anual ainda está em elaboração... boa parte está pronta, mas não consigo dar como concluído... falta alguma coisa, mas ainda não sei o que é... 

Ainda estou pensando sobre como vou fazer meu planejamento... não faço por aula, faço por dia... Ando pensando sobre a melhor estrutura, sobre conteúdos x objetivos x habilidades... sei lá, está confuso... Quero fazer uma mudança no jeito que eu faço mas ainda não consegui materializar o que estou pensando... Vi tantos e tantos planners de professor, com diferentes páginas para escrever o plano de aula, mas ainda não encontrei o meu jeito...


Por enquanto é isso
😄

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro didático x Conteúdos do ano

O livro didático de qualidade é um grande apoio para o estudante e para o professor.  Conhecer os pontos fortes e fracos do material pode economizar tempo no planejamento, em pesquisas de atividades e de produção de materiais. Antes de começar o ano letivo gosto de organizar um plano de trabalho para o ano, dividindo os conteúdos por bimestre. Para isso, são duas referências iniciais principais: Os conteúdos do ano x Livro didático. No PNLD 2019, os professores da rede municipal optaram pelas seguintes coleções: Língua Portuguesa: Editora FTD - Conectados  Como trabalhamos com a Proposta Curricular do Oeste do Paraná (AMOP), e na disciplina da Língua Portuguesa acontece a partir dos gêneros discursivos selecionados para cada ano, não utilizo algumas páginas desse livro por não conterem os gêneros do 2º ano. Assim, muita coisa precisa ser trabalhada com outras atividades. O encaminhamento didático-metodológico utilizado p ara consolidar os gêneros discursivos é o...

Materiais - aulas não presenciais - Brasil

Coleção de materiais com o objetivo de facilitar o planejamento de aulas não presenciais Amazonas: Canal: Aula em Casa Amazonas:  https://www.youtube.com/channel/UCvn5vfHpe05D-_2wQioYbBw/videos https://www.sabermais.am.gov.br/ http://www.educacao.am.gov.br/aula-em-casa/ Curitiba:  Canal TV Escola Curitiba https://www.youtube.com/channel/UCNJWZ_JXiSnkAeYenC6nT0g Minas Gerais: Estude em casa  https://estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/inicio Osasco: Estude em casa https://osasco.estudeemcasacomaplanneta.com.br/ Rio de Janeiro: Rioeduca.net:  https://www.rio.rj.gov.br/web/rioeduca http://www.multirio.rj.gov.br/index.php# Dicas de planejamento: Porvir:  Educação em tempo de coronavírus: 10 passos para montar o plano de contingência -  https://bit.ly/3a7WcFC FTD Conteúdo aberto: https://conteudoaberto.ftd.com.br/?utm_source=Adwords&utm_medium=Adwords&utm_campaign=campanha-conteudo-aberto&gclid=CjwKCAjwte71BRBCEiwAU_V9h8nd9rUVJa6kY7SqwMNuneYdIGfXWFqsPTGX...

Pensamento Espacial

Hoje, ao estudar um pouco de Geografia, encontrei a tese de doutorado de Paula Cristiane Strina Juliasz, O pensamento espacial na educação infantil: uma relação entre geografia e cartografia.  Como objetivo principal, destaca-se a proposição de referenciais teórico metodológicos para o conhecimento espacial de crianças de quatro a seis anos. Parte-se da seguinte pergunta de pesquisa: quais habilidades e conceitos espaciais podem ser abordados em atividades para o desenvolvimento do pensamento espacial de crianças de 4 a 6 anos?  Não conclui a leitura ainda, porém achei de grande relevância compartilhar com outros professores. Segue o link: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14072017-162631/pt-br.php