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Livro didático x Conteúdos do ano

O livro didático de qualidade é um grande apoio para o estudante e para o professor. Conhecer os pontos fortes e fracos do material pode economizar tempo no planejamento, em pesquisas de atividades e de produção de materiais.
Antes de começar o ano letivo gosto de organizar um plano de trabalho para o ano, dividindo os conteúdos por bimestre. Para isso, são duas referências iniciais principais: Os conteúdos do ano x Livro didático.
No PNLD 2019, os professores da rede municipal optaram pelas seguintes coleções:

Língua Portuguesa: Editora FTD - Conectados 
Como trabalhamos com a Proposta Curricular do Oeste do Paraná (AMOP), e na disciplina da Língua Portuguesa acontece a partir dos gêneros discursivos selecionados para cada ano, não utilizo algumas páginas desse livro por não conterem os gêneros do 2º ano. Assim, muita coisa precisa ser trabalhada com outras atividades.
O encaminhamento didático-metodológico utilizado para consolidar os gêneros discursivos é o da sequência didática. Este, proposto por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e reorganizado por Costa-Hübes (2008) para o ensino dos Anos Iniciais, possibilita a compreensão da função social que a língua desempenha na sociedade nos diferentes campos/esferas de atividade humana. 
Para organizar o planejamento bimestral/anual, listei os gêneros discursivos, verifiquei quais deles estão contemplados no livro didático e fiz uma previsão de como será o trabalho e a produção, por bimestre. 
Na sequência, listei o código das habilidades que serão trabalhadas em cada bimestre, nos respectivos campos de atuação do gênero.

Matemática: Editora Scipione - Vem Voar
Na transição do Curriculo da AMOP 2014 para a Proposta Curricular do Oeste do Paraná, que abarca a BNCC e ainda o Referencial Curricular do Paraná, alguns conteúdos não estão contemplados neste material a contento. Por isso é necessário um olhar mais atento do professor a fim de introduzir alguns conteúdos que já estão colocados com um pouco mais de profundidade... 

De acordo com o encaminhamento metodológico indicado pela Proposta Curricular do Oeste do Paraná, que é a Resolução de Problemas, apoiada no uso de materiais manipuláveis, em brincadeiras e jogos, nas tecnologias digitais, dentre outros, considero importante trabalhar para além do livro gêneros que abordem o uso social dos números, a própria resolução de problemas. As Unidades Temáticas Grandezas e Medidas e Tratamento de Informação foram abordadas de maneira muito superficiais e precisam que o professor intensifique o trabalho para que o aluno desenvolva suas habilidades.

Desta forma, o plano de trabalho de matemática para o segundo ano foi organizado a partir do código das habilidades que serão trabalhadas em cada bimestre. Destaquei com a cor azul aqueles que precisarei buscar além do livro, só para não perder de vista...

A área de Ciências Humanas é composta pelas disciplinas de História e Geografia. Os estudantes utilizam um caderno para as duas disciplinas e costumo unir os conteúdos, por isso, não trabalho os livros de forma linear.


História: Editora Ática - Ápis

A disciplina de História traz um grande desafio que é desenvolver um trabalho com vistas a superação da lógica formal e da abordagem fragmentada, etapista de tratamento do conteúdo. Ou seja, ir além da aparências dos processos sociais e desenvolver um ensino na perspectiva da totalidade, conforme o método dialético.
Bem, na tentativa de articular História com as demais disciplinas, listei os objetivos e os bimestres.

Geografia: Editora Saraiva - Ligamundo
Na disciplina de Geografia, a Proposta da AMOP trouxe complementos para subsidiar a compreensibilidade dos objetos de conhecimento e objetivos de aprendizagem da BNCC. 
Mediação Dialética como metodologia e requer a superação do imediato (o saber do cotidiano) pelo mediato (o saber cientificamente elaborado).
Pensando em um trabalho articulado com as demais disciplinas, listei os objetivos e os bimestres para o segundo ano.

Ciências: Editora SM - Aprender Juntos

A disciplina que mais me surpreendeu com fragmentação e esvaziamento de conteúdos é a de Ciências. A BNCC fala sobre desenvolver o Letramento Científico e apresenta as competências específicas, porém os conteúdos do segundo ano não chegam nem perto. O Referencial Curricular do Paraná e a Proposta da AMOP trouxeram complementos para subsidiar a compreensibilidade dos objetos de conhecimento e objetivos de aprendizagem.
De acordo com a BNCC e demais documentos, o ensino está estruturado em três unidades temáticas: Matéria e Energia, Vida e Evolução e Terra e Universo.
Os dois grandes desafios para mim são superar a fragmentação dos conteúdos e a metodologia proposta, que é a da Mediação Dialética.
Tendo em vista tudo isso, organizei os objetivos de acordo com os bimestres que serão trabalhados. Os complementos não aparecem nesta listagem.


Agora vou ficando por aqui, por hoje é isso.

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